Sistemas de Ventilação Mecânica Eficiente – um aliado no combate às infecções.

voltar para visão geral
date

17/08/2020

rubric

empresa / produtos

A pandemia do coronavirus tem um grande impacto em nossas vidas. Também afetou as atividades comerciais da TROX nos últimos meses e vai dar origem a algumas mudanças de longo prazo: além do distanciamento social, restrição para viagens (viagens somente necessárias) e do aumento do uso de videoconferências, a pandemia também tem impacto no uso do ar condicionado - sistemas de climatização e ventilação e, portanto, consequentemente em nossos produtos TROX, é claro.

Um sistema de ventilação mecânica eficiente reduz o risco de infecções, pois o ar interno é diluído com o ar externo. Outro aspecto é que muitas pessoas se concentrarão mais fortemente nos benefícios dos sistemas de ar condicionado e ventilação no futuro. Isso inclui, por exemplo, garantir um determinado nível de umidade ou temperatura.

Há muito se sabe que esses aspectos têm um efeito positivo na saúde humana, mesmo que tenham sido freqüentemente negligenciados pelos órgãos governamentais até o momento.

Tecnologia em ar condicionado e ventilação e Corona


Filtros HEPA podem filtrar vírus com eficácia. Esse tipo de filtro é normalmente aplicado para áreas sensíveis, como salas limpas e salas de cirurgia em hospitais. No entanto, não é possível ou mesmo conveniente modificar os sistemas de ventilação e integrar geralmente filtros de partículas. O uso de filtros HEPA para filtrar o ar externo não contribui para a redução dos riscos de infecção. Esses filtros dão origem a uma maior perda de pressão, maior consumo de energia e até mesmo a uma redução do fluxo de ar fresco nos edifícios. É por isso que os filtros HEPA devem ser usados apenas para ar fresco em áreas sensíveis.

Quando usado em unidades de ar secundárias (purificadores de ar, unidades de fan coil, etc.), a filtragem HEPA pode ter um impacto positivo no risco de infecção, em particular onde não há nenhum ou apenas um fornecimento limitado de ar externo. Substituir filtros com mais frequência como uma reação à pandemia Corona não tem efeito positivo e, portanto, não é recomendado.

Os contaminantes também podem ser destruídos de forma eficaz por meio do uso adequado de tratamento UV. No entanto, geralmente não é conveniente usar tratamento com UV no ar externo, a fim de reduzir o risco de infecções.

As unidades de purificação de ar que operam com ar recirculado podem ser utilizadas como suplemento ou alternativa, se tecnicamente não for possível diluir suficientemente o ar interno com o ar externo por meio de ventilação mecânica

O comportamento do fluxo e a distribuição do ar nas salas também são temas de debate nos círculos de especialistas:

• Uma diluição uniforme do ar interno contaminado pode ser garantida de forma mais eficaz por meio da distribuição de ar de fluxo misto. A ventilação de deslocamento pode fornecer áreas que são menos afetadas do que seria o invólucro com distribuição de ar de fluxo misto. No entanto, também prevê áreas mais afetadas. Isso significa que ambos os métodos têm vantagens e desvantagens.

• A ventilação baseada apenas na abertura de janelas não pode proporcionar um efeito de diluição em um nível semelhante ao da ventilação mecânica, pois sua eficácia depende fortemente da diferença de temperatura entre o ar interno e externo e da situação do vento.

Sumário

• A ventilação mecânica com ar fresco reduz o risco de infecção nos quartos.

• A limpeza do ar de recirculação pode ser uma boa solução como um complemento ou alternativa, se o fornecimento mecânico suficiente de ar fresco não for possível por razões estruturais. Isso é especialmente correto quando filtros de alta qualidade são usados.

• A ventilação baseada na abertura de janelas não permite resultados comparáveis, pois sua eficácia depende das diferenças de temperatura e das condições do vento.

• Sistemas de recirculação de ar puro sem filtração / limpeza adequada, como unidades de resfriamento de ar de recirculação / unidades splits, podem aumentar o risco de infecção em certas circunstâncias.


Conheça nossa linha de produtos aplicável para covid-19 (sars-cov-2):

  • Filtros de Ar - clique aqui.
  • Unidades de Tratamento de Ar - Fan Coil clique aqui
  • Cabine de fluxo laminar, equipamento de laboratório projetado para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de materiais biológicos ou estéreis que não possam sofrer contaminação do meio ambiente, garantindo a segurança da manipulação  clique aqui 
  • Conheça toda a linha de produtos TROX Brasil clique aqui

Compartilhar esta página

Recomendar esta página

Recomendar esta página enviando um link por email.

Campos marcados com (*) são obrigatórios.

Compartilhar esta página

Obrigado pela sua recomendação!

Sua recomendação foi enviada e deverá chegar em breve.


Contato

Estamos aqui para você

Por favor especifique a sua mensagem ou tipo de solicitação
Tel: +55 11 4007-2648

Campos marcados com (*) são obrigatórios.

Contato

Obrigado pela sua mensagem !

Sua mensagem foi enviada e será processada em breve Nossa
Área de Atendimento irá entrar em contato em breve Para
dúvidas e questionamentos você poderá entrar em contato
conosco através Tel: +55 11 4007-2648

Contato

Estamos aqui para você

Por favor especifique a sua mensagem ou tipo de solicitação
Tel: +55 11 4007-2648

Attachment (max. 10MB)

Campos marcados com (*) são obrigatórios.

Contato

Obrigado pela sua mensagem !

Sua mensagem foi enviada e será processada em breve Nossa
Área de Atendimento irá entrar em contato em breve Para
dúvidas e questionamentos você poderá entrar em contato
conosco através Tel: +55 11 4007-2648